Regras da Falésia Paraíso

A FALÉSIA PARAÍSO ENCONTRA-SE ABERTA EM CARÁTER EXPERIMENTAL, LEIA AS REGRAS COM ATENÇÃO

Lembre-se que você está entrando em uma Propriedade Particular.

1 - Para visitar a propriedade, deve-se pagar R$ 5,00 por pessoa por dia. Se ninguém estiver na segunda casa do sítio (casa do Marcão) colocar o dinheiro na caixinha (cofrinho) que está na varanda ao lado esquerdo da casa. Não deixe de pagar, pois corremos o risco de não poder mais escalar nesta falésia.

2 - É proibido entrar e escalar a noite na falésia.

3 - Na estrada de terra dirija com muita atenção, não exceda 30 km/h, seja cortês e sempre dê preferência aos usuários locais.

4 - Imprima e leve o Guia de Escaladas da Falésia, pois ele contém informações importantes, como chegar, setores e croquis das vias.

5 - Trazer de volta todo o lixo.

6 - É possível acampar mediante pagamento de R$10,00 por pessoa por dia. Reservar antecipadamente por telefone (contatos abaixo).

7 - Proibido fumar e fazer fogueiras.

8 - Evitar deixar veículos na entrada do sítio. Para acessar o estacionamento deve-se abrir a tronqueira e deixar o veículo fora da estradinha no local indicado como estacionamento.

9 - Não fazer algazarra (gritar, xingar ou atirar objetos) e nem assustar os animais do sítio.

10 - Deixar as porteiras e/ou tronqueiras como estavam ao chegar.

11 - Tente evitar, mas caso desejem fazer necessidades fisiológicas, enterrar os dejetos e o papel higiênico.

12 - Não mexer nos materiais que estão na falésia, pois estes pertencem aos conquistadores.

13 - Pague logo ao chegar e quando for embora, certifique-se de ter pago a taxa de visita e camping de todos integrantes do seu grupo.

14 - Não deixe os cachorros do sítio irem para a estrada.

15 - Conquistas somente com autorização do proprietário e conquistadores locais.

16 - Não levar animais (cachorros, gatos, etc.).

Para Informações, dúvidas ou sugestões mande uma mensagem através do blog:

Solicite o telefone do proprietário nos enviando uma mensagem.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bastardos, Vaca Gostosa, Dá no Teto.

Hã?! Como assim??
Calma! abaixo eu explico.

Enquanto as conquistas no setor Acampamento esperam a remoção das três colmeias lá existentes para serem retomadas, durante o fim de semana anterior ao último feriado resolvemos investir em um projeto, e escolhemos a via Os Bastardos, localizada no setor Boas Vindas, à esquerda da Dá no Ninho. Tratava-se de uma via iniciando em uma travessia diagonal para a esquerda com boas proteções móveis, até uma árvore, voltando para a direita por cima em uma travessia horizontal com proteção fixa sob um imenso teto, cuja virada era o crux e terminava na parada dupla cujo rapel era exatamente sobre o ponto onde começa a linha. A virada do teto trata-se de um boulder no mínimo V5 (VIIc) que contrasta com a graduação do restante da via e, para mandá-la, tivemos que voltar e desclipar 4 proteções anteriores para reduzir o imenso arraste na corda. Ficamos o dia inteiro (domingo) trabalhando e levando vacas, até que no final da tarde isolei o boulder e o Luis Flávio mandou a via. Fomos embora felizes e pensando em duas variantes mais condizentes com aquela bela virada que visualizáramos durante as vacas levadas no dia.
Na quinta feira voltamos ao setor decididos a verificar a viabilidade das variantes e caso possíveis, grampeá-las. Após muita limpeza e seções de remoção de pedras soltas e podres grampeamos ambas. O serviço terminou no fim da tarde sob uma rápida e típica chuva de verão.
No último sábado voltamos para experimentar as novas linhas e fazer uma manutenção visando aliviar o arraste da via Os Bastardos batendo um grampo para possibilitar que, imediatamente após a seção móvel, ela subisse direto para o primeiro grampo sob o teto evitando uma caminhada á esquerda em um mato que terminava na árvore onde fazia-se uma proteção com fita. Isto feito fomos nos divertir. Luis entrou equipando, levou uma bela de uma vaca, veja a foto, depois foi a vez do Claudio entrar e vacar, entrei em seguida e adivinhe!!!! Vaaacaaaa!
Luis Flávio na Vaca Gostosa.
Na próxima rodada eu fui o primeiro a encadenar e o Luis o fez a seguir, Claudio machucou levemente o polegar e foi escalar algumas vias mais suaves. Demos o nome na via de Vaca Gostosa e achamos que deve ser  um VIIIa/b, esperando repetições.
Entramos a seguir na outra variante que tem saída na Dá no Ninho e antes do seu crux tem uma travessia para a esquerda e vai para o teto da Vaca. Demos o nome de Dá no Teto, estávamos bastante bombados e por isso não a encadenamos, mas acreditamos que sua graduação será algo entre VIIc e VIIIa.
Decidimos que a Os Bastardos não terá mais a travessia para a direita e terminará no primeiro P antes da travessia sob o tetão onde será batido mais um para formar a parada dupla. Os escaladores Cleiton Duarte, João Ferreira e Adônis Nascimento entraram na Os Bastardos e sugeriram para ela Vsup.

Conclusão: No setor Boas Vindas existem agora 3 vias à esquerda da Dá no Ninho, que são da direita para a esquerda: Dá no Teto, 25m, 13 Ps, VIIc/VIIIa?, Vaca Gostosa, 24m início em móvel, 8 Ps, VIIIa/b?, Os Bastardos, 17m, móveis, 3 Ps, Vsup?. Existem atualmente 138 vias prontas em toda a falésia.