Regras da Falésia Paraíso

A FALÉSIA PARAÍSO ENCONTRA-SE ABERTA EM CARÁTER EXPERIMENTAL, LEIA AS REGRAS COM ATENÇÃO

Lembre-se que você está entrando em uma Propriedade Particular.

1 - Para visitar a propriedade, deve-se pagar R$ 5,00 por pessoa por dia. Se ninguém estiver na segunda casa do sítio (casa do Marcão) colocar o dinheiro na caixinha (cofrinho) que está na varanda ao lado esquerdo da casa. Não deixe de pagar, pois corremos o risco de não poder mais escalar nesta falésia.

2 - É proibido entrar e escalar a noite na falésia.

3 - Na estrada de terra dirija com muita atenção, não exceda 30 km/h, seja cortês e sempre dê preferência aos usuários locais.

4 - Imprima e leve o Guia de Escaladas da Falésia, pois ele contém informações importantes, como chegar, setores e croquis das vias.

5 - Trazer de volta todo o lixo.

6 - É possível acampar mediante pagamento de R$10,00 por pessoa por dia. Reservar antecipadamente por telefone (contatos abaixo).

7 - Proibido fumar e fazer fogueiras.

8 - Evitar deixar veículos na entrada do sítio. Para acessar o estacionamento deve-se abrir a tronqueira e deixar o veículo fora da estradinha no local indicado como estacionamento.

9 - Não fazer algazarra (gritar, xingar ou atirar objetos) e nem assustar os animais do sítio.

10 - Deixar as porteiras e/ou tronqueiras como estavam ao chegar.

11 - Tente evitar, mas caso desejem fazer necessidades fisiológicas, enterrar os dejetos e o papel higiênico.

12 - Não mexer nos materiais que estão na falésia, pois estes pertencem aos conquistadores.

13 - Pague logo ao chegar e quando for embora, certifique-se de ter pago a taxa de visita e camping de todos integrantes do seu grupo.

14 - Não deixe os cachorros do sítio irem para a estrada.

15 - Conquistas somente com autorização do proprietário e conquistadores locais.

16 - Não levar animais (cachorros, gatos, etc.).

Para Informações, dúvidas ou sugestões mande uma mensagem através do blog:

Solicite o telefone do proprietário nos enviando uma mensagem.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Manutenção e cadena da via Esquilo no setor Cânion

No penúltimo domingo, 28 de julho de 2013, fomos eu, Cláudio e Luís Flávio ao setor Cânion com o intuito de "resolver" mais um projeto, a via Esquilo, que tendo proteção majoritariamente móvel, recebera apenas uma tentativa que fiz sem sucesso na época em que foi aberta. Desta vez o Luís entrou equipando e, além do crux que eu havia encontrado na primeira tentativa antes do segundo P que fica após a quarta ou quinta proteção móvel, parou em mais um trecho, sendo o segundo crux que estava sujo e desprotegido, pois naquela parte a fenda não era suficientemente boa para que a proteção móvel suportasse uma queda, além disso a possível queda seria em cima de uma árvore, como o Luís dolorosamente constatou. Decidimos voltar em outro dia para fazer a limpeza, adicionar uma proteção fixa e tentar novamente a cadena.
Cláudio na via Esquilo - VIIb, Setor Cânion
No último sábado, 3 agosto de 2013, Cláudio e Luís foram ao topo do setor, Luis rapelou até a base da via e fez o serviço sujo além de adicionar o P e deixar a via já equipada para a cadena, como ele estava cansado, entrei feliz da vida achando que faria o "first ascent", mas um cristal em que pisei se quebrou e vaquei no primeiro curx! Cláudio gentilmente cedeu suas vez pro Luís que a encadenou e sugeriu VIIb. Entrei mais uma vez sem vacar, e acompanhei a opinião do Cláudio que após escalá-la concordou com a graduação sugerida, A via é muito bonita e gostosa de se escalar, requer uma movimentação bastante técnica, com oposição constantemente, requer uma boa dose de resistência, e além disso não podemos esquecer de que quem entrar sacando terá que colocar as peças. Outra característica sua é a excelente colocação das proteções. Para quem gosta de escalada móvel vale muito a pena entrar nesta ótima via.