Após muitas vias abertas no Paraíso e em outros locais, como recentemente na Falésia da Cachoeira do Onça em Guaratinguetá, há uma coisa que sempre nos assombra: O possível fechamento do local pelos proprietários, que por outro lado, ficam assombrados com a nossa presença. Todos os lugares de escalada sejam ou não propriedades particulares, têm suas regras que devem ser cumpridas. Geralmente todas as regras contêm um conjunto de atitudes, umas baseadas no bom senso e outras impostas pelos proprietários (no caso das propriedades particulares) ou pelos administradores (no caso das propriedades públicas). Sendo assim resolvemos escrever algo a respeito.
1- Inicialmente antes de comparecer à falésia certifique-se de ter lido com atenção as regras para se escalar ou frequentar o local. Recebemos muitos e-mais de pessoas perguntando como se chega à falésia, se pode acampar, qual o endereço, se tem croqui das vias, etc. Se estão perguntando isso é sinal de que não tiveram o menor trabalho de ler o que está escrito no blog, basta baixar o manual e ler as regras.
2- Lembre-se que você está entrando em uma propriedade que não é sua, portanto não faça no quintal de outras pessoas o que você não gostaria que fizessem no seu.
2- Lembre-se que você está entrando em uma propriedade que não é sua, portanto não faça no quintal de outras pessoas o que você não gostaria que fizessem no seu.
3- Evite acidentes! Antes de comparecer à falésia para escalar lembre-se de que você é responsável por sua segurança, faça um curso de escalada com pessoas competentes, rocha não é um lugar para ficar relembrando aquele procedimento que você esqueceu como se faz. Isso é burrice!
4- O bom comportamento e a atitude positiva não devem estar presentes somente quando você entra na propriedade, mas a partir do momento em que você se desloca de sua casa, sua forma de dirigir, o local onde você estaciona seu carro e o seu retorno pra casa. Seja responsável, pense nos outros.
5- Educação não se limita à formal, mas àquela que você deveria ter (caso não tenha), leve embora todo seu lixo, inclusive se encontrar o de algum mal educado, enterre suas necessidades fisiológicas, inclusive o papel higiênico, evite gritar (principalmente palavrões), não mexa e não mude nada que não lhe tenha sido pedido, caso veja algum outro escalador fazendo algo que você julgue errado, imprudente ou mal educado, advirta o mesmo, não espere algo pior acontecer.
Muito bom o trabalho feito por vocês em organizar as regras e manter esse contato com os responsáveis pelo sítio.
ResponderExcluirPorém, particularmente, acho o cúmulo privatizarem uma formação rochosa desse porte limitando as visitas à "simples boa vontade" do proprietário. Mas é isso né... direito a propriedade... você tem dinheiro, assina um papel que é tudo seu...
Então MUITO OBRIGADO senhor proprietário por nos deixar escalar lá.