Regras da Falésia Paraíso

A FALÉSIA PARAÍSO ENCONTRA-SE ABERTA EM CARÁTER EXPERIMENTAL, LEIA AS REGRAS COM ATENÇÃO

Lembre-se que você está entrando em uma Propriedade Particular.

1 - Para visitar a propriedade, deve-se pagar R$ 5,00 por pessoa por dia. Se ninguém estiver na segunda casa do sítio (casa do Marcão) colocar o dinheiro na caixinha (cofrinho) que está na varanda ao lado esquerdo da casa. Não deixe de pagar, pois corremos o risco de não poder mais escalar nesta falésia.

2 - É proibido entrar e escalar a noite na falésia.

3 - Na estrada de terra dirija com muita atenção, não exceda 30 km/h, seja cortês e sempre dê preferência aos usuários locais.

4 - Imprima e leve o Guia de Escaladas da Falésia, pois ele contém informações importantes, como chegar, setores e croquis das vias.

5 - Trazer de volta todo o lixo.

6 - É possível acampar mediante pagamento de R$10,00 por pessoa por dia. Reservar antecipadamente por telefone (contatos abaixo).

7 - Proibido fumar e fazer fogueiras.

8 - Evitar deixar veículos na entrada do sítio. Para acessar o estacionamento deve-se abrir a tronqueira e deixar o veículo fora da estradinha no local indicado como estacionamento.

9 - Não fazer algazarra (gritar, xingar ou atirar objetos) e nem assustar os animais do sítio.

10 - Deixar as porteiras e/ou tronqueiras como estavam ao chegar.

11 - Tente evitar, mas caso desejem fazer necessidades fisiológicas, enterrar os dejetos e o papel higiênico.

12 - Não mexer nos materiais que estão na falésia, pois estes pertencem aos conquistadores.

13 - Pague logo ao chegar e quando for embora, certifique-se de ter pago a taxa de visita e camping de todos integrantes do seu grupo.

14 - Não deixe os cachorros do sítio irem para a estrada.

15 - Conquistas somente com autorização do proprietário e conquistadores locais.

16 - Não levar animais (cachorros, gatos, etc.).

Para Informações, dúvidas ou sugestões mande uma mensagem através do blog:

Solicite o telefone do proprietário nos enviando uma mensagem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novas vias e escaladores, escalando durante o verão.

Vias Mata-burro e Pai Velho.
Neste final de semana, no sábado, abrimos mais duas vias no setor cânion, agora são 70. Esta da foto à direita é a Mata Burro, tem como crux uma oposição em uma aresta abaulada (foto) e grau sugerido entre VIsup e VIIa, aguardando mais cadenas para a confirmação.
A outra via, Pai Velho, fica do lado oposto desta mesma fenda, para referência é a primeira via à direita da Pimenta Malagueta. Começa com uma saída fácil, passa por uma apertada chaminé, um pouco difícil, terminando em um totem fácil, ainda está sem cadena mas estimamos que seu grau seja um sétimo. Ambas são vias diferentes do convencional que valem a pena serem experimentadas.

Escalando durante o verão.
Como era esperado por nós, nestes dias de sol forte, mesmo em época chuvosa, tem ocorrido uma grande presença de escaladores na Falésia. Isso se deve a alguns fatores tais como: Excelente condição da estrada de acesso, mesmo quando chove, existência de setores com sombra para escalar o dia todo, e o fato das paredes secarem rapidamente com algumas horas de sol, mesmo que chova na noite anterior. Os setores que secam rapidamente são Visual e Boas Vindas e os das sombras o Cânion e 90 Graus. Como a chuva tem dado uma trégua, durante a parte da manhã e ao entardecer os setores Seu Renato, Boas Vindas e Visual têm sido bastante frequentados ultimamente.

Iniciante.
No domingo, 6/02/2011, estiveram na falésia Gabi e Washington, filha e genro do Marcão (dono do terreno da entrada da falésia).
Washington agora é o mais novo escalador local, e, pelas forças física e de vontade demonstradas, terá bons resultados neste esporte, na foto à esquerda ele está tentando passar pelo crux da via Barro na Cueca, que é um quinto super chato pra iniciantes.

Para finalizar, gostaríamos mais uma vez de lembrar a todos que, se fizerem necessidades fisiológicas, usem a enxada (na árvore do Boas Vindas) ou a pazinha (no pé da via Cleópatra) para enterrarem os dejetos.