segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novas vias e escaladores, escalando durante o verão.

Vias Mata-burro e Pai Velho.
Neste final de semana, no sábado, abrimos mais duas vias no setor cânion, agora são 70. Esta da foto à direita é a Mata Burro, tem como crux uma oposição em uma aresta abaulada (foto) e grau sugerido entre VIsup e VIIa, aguardando mais cadenas para a confirmação.
A outra via, Pai Velho, fica do lado oposto desta mesma fenda, para referência é a primeira via à direita da Pimenta Malagueta. Começa com uma saída fácil, passa por uma apertada chaminé, um pouco difícil, terminando em um totem fácil, ainda está sem cadena mas estimamos que seu grau seja um sétimo. Ambas são vias diferentes do convencional que valem a pena serem experimentadas.

Escalando durante o verão.
Como era esperado por nós, nestes dias de sol forte, mesmo em época chuvosa, tem ocorrido uma grande presença de escaladores na Falésia. Isso se deve a alguns fatores tais como: Excelente condição da estrada de acesso, mesmo quando chove, existência de setores com sombra para escalar o dia todo, e o fato das paredes secarem rapidamente com algumas horas de sol, mesmo que chova na noite anterior. Os setores que secam rapidamente são Visual e Boas Vindas e os das sombras o Cânion e 90 Graus. Como a chuva tem dado uma trégua, durante a parte da manhã e ao entardecer os setores Seu Renato, Boas Vindas e Visual têm sido bastante frequentados ultimamente.

Iniciante.
No domingo, 6/02/2011, estiveram na falésia Gabi e Washington, filha e genro do Marcão (dono do terreno da entrada da falésia).
Washington agora é o mais novo escalador local, e, pelas forças física e de vontade demonstradas, terá bons resultados neste esporte, na foto à esquerda ele está tentando passar pelo crux da via Barro na Cueca, que é um quinto super chato pra iniciantes.

Para finalizar, gostaríamos mais uma vez de lembrar a todos que, se fizerem necessidades fisiológicas, usem a enxada (na árvore do Boas Vindas) ou a pazinha (no pé da via Cleópatra) para enterrarem os dejetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário