segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mais 4 vias prontas e um novo setor na Falésia.

Há aproximadamente um mês, resolvemos entrar na via Duas Caras, no setor Batcaverna, que era projeto, pois, no fim de semana anterior o Luciano Santos, escalador local, disse que fizera a saída dela usando a parede da via Batman como chaminé, transformando o que seria um forte crux em uma saída suave mas sem cadena, eu e Cláudio fomos verificar se era isso mesmo. Cláudio entrou e fez a primeira ascensão, sugerindo V grau, eu e outros entramos depois e confirmamos. Trata-se de um quinto grau em aderência e as poucas agarras de mãos são batentes abaulados, meio parecido com vias de pedreiras, bem diferente das dos demais setores. Vale a pena conferir.
Milan na via Pedra na Sapata e
Cláudio no crux da via  Funcionário Público
No penúltimo fim de semana, após a chegada da peça da furadeira que havia quebrado, eu e Claudio finalizamos a via Rei Artur, no setor couro de cobra, que ficou bem grande, 26m e 14 Ps, o seu grau deve ser um VIII.
Logo após inauguramos   um setor novo, denominado Eclipse, (foto ao lado) onde conquistamos com o Paulo a via Bolero de Ravel, que recebeu este nome porque tem uma característica interessante, começa bem suave IV grau, e a cada P que se sobe ela vai se tornando mais dura, atingindo tendo seu crux no final, que parece ser um VIII, possui 15 m e 8 Ps. Na sexta-feira 28/10/2011, dia do funcionário público, eu e Alessandro Oliveira, escalador iniciante de Guaratinguetá, voltamos ao novo setor e abrimos duas vias, a Pedra na Sapata, que recebeu várias cadenas e foi avaliada em V grau, com 15m e 8 Ps, e a via Funcionário Público que tem o crux no final, possivelmente um VIIc ou VIII grau, possui 17 m e 9 Ps. Agora a falésia conta com 94 vias prontas, das quais 22 vias estão como projeto pois ainda não foram encadenadas.
Quem comparecer na falésia vai notar que colocamos algumas placas com as regras do local e indicação da área de camping, placas estas que foram feitas pela Cia Adventure e Eclipse Boardshop.

2 comentários:

  1. Não são homens, mas máquinas de furar com pernas e braços!!! Espero que quando completarem as tão fomigeradas 100 vias vocês voltem a frequentar nossos picos... Grande abraço e parabéns pelo empenho!
    Juliano Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Grandes Juliano e Cia. O reconhecimento de pessoas como vocês é a energia de nossas baterias. Apareçam que temos muitos projetos a serem mandados.

    ResponderExcluir